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Cores disponíveis

V9 Roamer

9.990,00 euro

V9 Roamer: a custom cosmopolita

Uma das caraterísticas que sempre marcaram o sucesso das custom da Moto Guzzi é a versatilidade. A grande Califórnia, bem como a pequena Nevada, acompanham os guzzistas tanto no trânsito citadino como nas grandes viagens.
A nova V9 Roamer recolhe precisamente o legado da mítica Nevada 750, em gama há mais de 20 anos. Cómoda, segura e fácil de conduzir, a Moto Guzzi V9 Roamer é a custom italiana dedicada aos puristas. As suas linhas nasceram da colaboração entre o Centro de Design do Grupo Piaggio e o Piaggio Advanced Design Center, situado em Pasadena, na Califórnia, de onde emergem as atuais tendências estilísticas.
A V9 Roamer representa a capacidade de combinar um estilo clássico com acabamentos de alto nível, ao mesmo tempo que exalta a arquitetura única do novo bicilindrico 850. Cuidadas nos detalhes, são as novas jantes em liga leve ( 19" à frente e 16" atrás), pintadas em preto mate, e a nova instrumentação digital. O conforto a bordo é garantido por uma posição de condução confortável e descontraída, adequada para desfrutar das qualidades ciclísticas da V9 Roamer.
O assento longo, costurado a linha cinzenta com o logo Moto Guzzi, tem uma distância ao solo de apenas 785 mm, e combina na perfeição com o guiador cromado e as peseiras em alumínio forjado.
Se a V7 e a Califórnia 1400 estão entre as mais ligeiras no respetivos segmentos, os 199 kg da V9 são um recorde da classe. O reduzido volume, aliado à fantástica ciclística e ao generoso binário do bicilindrico de 850 cc, dá uma sensação de maneabilidade verdadeiramente extraordinária. A V9 é realmente uma moto ligeira de médio porte, dedicada não apenas aos que conhecem a cultura motociclística da Moto Guzzi, mas também aos que apreciam o design das custom e procuram uma moto ergonómica, maleável e ligeira.

Motor

A V9 Bobber e a V9 Roamer montam uma nova unidade motriz, construída na Moto Guzzi, em Mandello del Lario. Trata-se, naturalmente, de um bicilindrico transversal em V a 90º refrigerado a ar e óleo, capaz de garantir uma dinâmica de condução e uma sonoridade típicos da Moto Guzzi.
O motor foi desenvolvido com o objetivo de elevar ao máximo o binário e a elasticidade, aspetos fundamentais para garantir prazer de condução e diversão na estrada. A título exemplificativo, o novo sistema de lubrificação foi desenhado de forma a otimizar a capacidade térmica e o consumo de energia, com vantagens traduzidas na diminuição do consumo de combustível.
Por outro lado, o sistema de ventilação foi previsto de forma a reduzir as perdas de potência, e atua em paralelo com outros elementos cujo desenvolvimento visou, precisamente, uma superior gestão energética.
Na parte superior do motor, a termodinâmica é completamente nova. Cabeças, pistões e cilindros em alumínio foram desenhados para aproveitar ao máximo as caraterísticas do propulsor. A capacidade cúbica é obtida graças ao diâmetro e curso de 84x77mm e a distribuição adota 2 válvulas por cilindro, dispostas de forma inclinada.
A alimentação depende de um sistema de injeção electrónica monocorpo Marelli. Igualmente nova, é a unidade de gestão eletrónica do motor. Digno de nota, é o sistema auxiliar de admissão de ar, o qual, combinado com o catalisador de três vias, a dupla sonda Lambda e a nova arquitetura do motor, permite que o 850 da Moto Guzzi respeite a Norma Euro 4. A unidade expressa 62 Nm de binário a apenas 3.000 rpm/min, com uma potência máxima de 55 CV às 6.250 rpm/min, valores que demonstram o compromisso da Moto Guzzi em alcançar elevados valores de binário mesmo em regimes de baixa rotação.
Este propulsor tem um caráter notável e proporciona uma condução verdadeiramente emocionante. E está também disponível numa versao com 35 kW, em linha com a Licença A2, para que todos possam desfrutar da facilidade de condução da V9.
Um outro aspeto inovador do motor 850 da Moto Guzzi é a embraiagem monodisco a seco com diâmetro de 170 mm, que permite uma perfeita transmissão do binário e da potência sem qualquer hesitação.
Também nova, é a caixa de seis velocidades, precisa e suave, que beneficia de uma geometria desenvolvida para o melhor aproveitamento do binário e da potência do motor. A transmissão final é por cardan, que garante a solidez e a fiabilidade caraterísticas da Moto Guzzi.

Ciclística

Carlo Guzzi foi provavelmente o primeiro a compreender a importância da ciclística em relação à possibilidade de se explorar um motor na sua plenitude. Com efeito, a Norge GT de 1928 foi a primeira moto a adotar um “quadro elástico”, equipado com suspensão dianteira e traseira, com enormes benefícios na segurança e no prazer de condução.
A tradição Moto Guzzi é rica em modelos reconhecidos pelas suas superiores qualidades ciclísticas: merece a pena mencionar a Califórnia, que, após uma série de difíceis testes, ganhou, em 1970, a seleção para integrar o LAPD (Los Angeles Police Department).
Senhora desta tradição, a Moto Guzzi constrói hoje motos como a V7 e as grandes 1.400, que se constituem como verdadeiros pontos de referência.
A mais recente moto para o prazer de condução é a V9. O novo quadro de duplo berço, esculpido em tubos de aço, permite uma distribuição ideal do peso do motor entre os eixos traseiro e dianteiro, conferindo à V9 a maneabilidade e equilíbrio que são reconhecidos aos veículos construídos em Mandello del Lario.
Foi atribuida uma atenção especial à dianteira da moto, que apresenta elementos de reforço destinados a conferir precisão, estabilidade e equilíbrio. Também toda a restante estrutura foi alvo de cuidados pormenores de construção, incluindo os elementos soldados e a pintura.
Em relação à suspensão, que utiliza uma forquilha de 130 mm e uns novos amortecedores reguláveis em pré-carga, ela foi desenhada de forma a proporcionar uma resposta gradual e controlada em qualquer situação de andamento. Por seu turno, o sistema de travagem compreende uma nova bomba e uma pinça Brembo de 4 pistons contrapostos que trabalha num disco de 320 mm; na parte traseira, encontra-se presente um disco de 260 mm e uma pinça flutuante de dois pistons, que funciona com reservatório integrado.

Equipamento

Como todas as Moto Guzzi recentes, também a V9 está dotada de um vasto conjunto de sistemas eletrónicos, incorporados de forma discreta no veículo, que tornam a condução mais fácil e segura.
O ABS de duplo canal é de série, tornando-se um elemento não-invasivo capaz de impedir o bloqueio das rodas quando tal é mais necessário, e o MGCT (Moto Guzzi Controllo di Trazione), o sistema de controlo de tração da Moto Guzzi, surge integrado com a gestão eletrónica do motor, sendo ajustável em dois níveis de intervenção e podendo ser desligado. Também de série é o imobilizador anti-roubo e a entrada USB, que se encontra por baixo da coluna de direção.
Coerente com o estilo das duas V9, é a nova instrumentação eletrónica, formada por um único mostrador circular. A escala do taquímetro é analogica, enquanto todas as outras informações estão contidas no mostrador digital: odómetro, viagem parcial e viagem diária, tempo de viagem, consumo médio e instantâneo de combustível, relógio, temperatura do ar, velocidade media, nível do MGCT e outras informações.
No vasto catálogo de acessórios dedicados, encontra-se presente a MG-MP, a plataforma multimédia da Moto Guzzi que conecta o smartphone ao veículo de forma a fornecer uma excecional quantidade de informações úteis.

Pataforma Multimédia Moto Guzzi

Para as V9 Roamer e Bobber está disponível como opcional a Plataforma Multimédia Moto Guzzi. O MG-MPé um sistema multimédia inovador capaz de conectar a moto ao smartphone e, em consequência, à internet. Com a aplicação gratuita na App Store e no Google Play, o smartphone (iPhone ou Android), torna-se num sofisticado computador de bordo e num elemento de ligação entre o veículo e a internet.
A conexão sem fios permite visualizar simultaneamente uma série de informações sobre o veículo e sobre os parâmetros da viagem. O touch screen do smartphone permite exibir cinco parâmetros em simultâneo, escolhidos no menu, tais como velocímetro, potência instantânea, consumo de combustível médio e instantâneo, binário instantâneo, velocidade média e voltagem da bateria. A função “Eco Ride”, por sua vez, ajuda a reduzir o consumo de combustível.
É possível também registar os dados da viagem e visualizar os mesmos num computador ou diretamente no smartphone. Uma outra função, é a que permite que facilmente encontre o veículo quando estiver estacionado num local desconhecido, dado que regista automaticamente o local onde o mesmo foi desligado. O MG-MP inclui ainda a função “Grip Warning”, que replica as informações sobre o funcionamento do controlo de tração e que fornece em tempo real as informações sobre a condução por referência às condições da estrada.
Graças às sinergias criadas entre giroscópios e as informações provenientes do veículo, o smartphone transforma-se num sofisticado sistema de medição de ângulos de curva, fruto de algoritmos especialmente desenvolvidos para a nova Moto Guzzi. É possível definir limites quer para os ângulos, quer para a velocidade.

Acessórios

A nova V9 pode ser amplamente customizada, graças à vasta agama de acessórios dedicados Moto Guzzi. Todos os elementos são projetados e desenvolvidos pela Moto Guzzi, sendo sujeitos a rigorosos ciclos de testes para garantir a sua confiabilidade e qualidade, como de resto sucede com qualquer outro componente original da moto. Os acessórios são totalmente intercambiáveis com os elementos de série, e permitem a rápida reposição da moto para a sua configuração original. Será de salientar que todos são homologados, permitindo, desta forma, que se possa personalizar a moto sem prejuízo da garantia e dentro dos limites legais estabelecidos.
O estilo mais clássico da V9 Roamer pode ser personalizado com uma ampla gama de acessórios dedicados à vertente turística, tais como os alforges ou a bolsa em pele. Está também disponível uma carenagem com proteção aerodinâmica acrescida, um banco de gel e um kit de faróis suplementares, entre muitos outros.
Muito feliz foi a particular escolha de elementos em alumínio de elevada qualidade, como a tampa do depósito de combustível, as manetes, as peseiras de condutor e de passageiro, e os espelhos retrovisores.

Cores

A V9 Roamer encontra-se disponível em duas variantes de cores, ambas em acabamento brilhante: Branco Clássico com gráficos vermelhos, Amarelo com gráficos pretos e Vermelho Rubi com detalhes em branco.